Descrição
OBJETIVOS:
GERAL
-
- Garantir uma evolução significativa dos participantes na arte da oratória.
ESPECÍFICOS
-
- Apresentar técnicas e dicas que ampliarão a compreensão do processo comunicativo;
- Adequar a postura e o tom de voz em função de necessidades específicas de comunicação;
- Compreender e aprimorar a capacidade argumentativa;
- Exercitar a organização do tempo de modo sistemático em diferentes situações comunicativas;
EMENTA:
Desenvolvimento da oralidade. Sistemática dos debates. Organização sistemática do tempo. Postura e adequação de voz em diferentes situações comunicativas. Enriquecimento argumentativo oral.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Aperfeiçoamento da capacidade de expressão verbal;
- Estudo da dinâmica de exposição de ideias;
- Organização sistemática do tempo;
- Adequação da linguagem corporal
- Prática de exercícios de desenvolvimento e aperfeiçoamento vocal;
- Construção de estratégias argumentativas;
- Correção de falhas argumentativas.
BIBLIOGRAFIA
- a) Básica
BUENO, S. A arte de falar em público. São Paulo: Saraiva, 1954.
CARRASCO, M.C.O. E COLUCCI, E. Comunicação e Oratória: Teoria e Prática. Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2005.
______. Argumentação Jurídica: Comunicação, Oratória e Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2009.
- b) Complementar
CARNEGIE, D. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. Rio de Janeiro: Record, 1962.
REGO, F.G.T. Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional: conceitos, estratégicas, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
WEISS, D. Como falar em público: técnicas eficazes para discursos e apresentações. Trad. Marta Mortara. São Paulo. Nobel, 1991.
CURRÍCULO
Dr. Rogério Camargo – Formado em Letras e Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Possui especialização em Letras pela mesma universidade, é mestre e doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é professor de Literatura, Língua Portuguesa e Comunicação na FAE – Centro Universitário e no Solar do Rosário, Curitiba.