A editora literária, galerista e produtora cultural Regina Casillo foi eleita para a Academia Paranaense de Letras. Ela vai ocupar a cadeira número 9, que tem Euphrasio Correia como Patrono, Leôncio Correia como Fundador e foi ocupada por Vasco Taborda Ribas e Ário Dergint de Rawicz. O resultado da eleição foi divulgado pela APL nesta quinta-feira.
Regina Casillo também é fundadora e diretora do Solar do Rosário, espaço cultural privado que completou 31 anos de atividade em maio deste ano. Desde 2021 em nova sede, ocupando três andares de um edifício no centro da cidade, o Solar já editou mais de 40 livros, com coordenação de Regina.
A cerimônia de posse ainda não foi agendada, pois Regina está em viagem pela Espanha, visitando museus e órgãos culturais junto com o marido, o advogado João Casillo, e sua filha, a jornalista Lucia Casillo Malucelli, com quem compartilha a direção do Solar do Rosário.
Segundo Paulo Vitola, presidente da Academia Paranaense de Letras, "a eleição de Regina Casillo é mais do que merecida. O justo reconhecimento do importante trabalho que ela vem realizando há décadas como grande incentivadora da Cultura no Paraná". Com a eleição de Regina, todas as 40 cadeiras da Academia Paranaense de Letras encontram-se, no momento, ocupadas.
Texto: Fabiano Camargo