Marta de Senna ministra curso online pela primeira vez: "Ler Machado de Assis no século XXI!"

14 de dezembro de 2022

Professora Marta de Senna, uma das maiores autoridades mundiais em Machado de Assis, pela primeira vez aceita ministrar um curso online!

Organização: Liana Leão (Professora titular da UFPR)
Realização: Solar do Rosário

Um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, Machado de Assis é celebrado até hoje por sua genialidade. Por ter escrito há mais de cem anos, alguns leitores sentem dificuldade de iniciar suas leituras machadianas. O curso Ler Machado de Assis no Século XXI, do Solar do Rosário, vem para reacender a apreciação de seus textos e trazê-los para os dias atuais. Foram quatro encontros online (gravações disponíveis à venda), sob os comandados por Marta de Senna, uma das maiores autoridades mundiais em Machado de Assis.

Carioca nascido em 1839, Machado de Assis é considerado por muitos o maior nome da literatura no Brasil. Escreveu desde poemas, contos e crônicas até críticas literárias e romances. Geralmente é associado a movimentos como romantismo e realismo, apesar de não se encaixar completamente em nenhuma escola. Sua voz autoral única o destacou dentro das gerações de escritores, aliando crítica social, ironia, metalinguagem e intertextualidade. Fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Dos textos mais curtos aos longos, passando por “O Alienista” e “Dom Casmurro” entre tantos outros, Machado deixou sua marca na literatura nacional.

A obra machadiana é tão rica e complexa que tem inúmeros pesquisadores dedicados a desvendá-la. Marta de Senna é uma delas. Doutora pelo King’s College da Universidade de Londres, dedica-se há anos a estudar Machado de Assis, destacando as relações da ficção do autor com a tradição literária ocidental. Publicou dois livros sobre o tema: “Olhar Oblíquo do Bruxo” e “Alusão e Zombaria”, além de ter organizado outras publicações celebrando o escritor.

Em destaque nesse curso, está a atemporalidade de Machado. Marta de Senna discute como as obras do autor dialogam com os dias de hoje, explica a relevância do autor e por que ele é considerado um clássico. Traça ainda um paralelo sobre a importância de Shakespeare na ficção de Machado. Além de fazer uma introdução à vida e obra do grande escritor, a professora também se aprofunda em romances selecionados e contos, explicando detalhes que tornam Machado um dos maiores da nossa literatura.

Professora Marta de Senna:

Formou-se em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde fez também o mestrado. É doutora (DPhil) pelo King's College da Universidade de Londres, com tese sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto (1978), publicada em 1980, com o título João Cabral: tempo e memória. Em 1994, realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Oxford, nas áreas de Literatura e Filosofia, especificamente sobre a ficção de Laurence Sterne e sobre a epistemologia de David Hume.

Foi professora de Literatura Comparada na UFRJ e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa. Há anos se dedica aos contos e romances de Machado de Assis, privilegiando as relações entre a ficção do autor e a tradição literária ocidental. Publicou muitos artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, além de dois livros sobre Machado de Assis: O olhar oblíquo do Bruxo (2. ed. rev. e mod. 2008) e Alusão e zombaria (2. ed. rev. e aum. 2008); e organizou outros três: Machado de Assis – cinco contos comentados (2008), Machado de Assis e o outro: diálogos possíveis (2012) e Machado de Assis, permanências (2018), os dois últimos com Hélio de Seixas Guimarães.

Em 2008, disponibilizou o sítio eletrônico www.machadodeassis.net, que mantém e atualiza até hoje. Nele se acham um banco de dados com as citações e alusões histórico-literárias encontradas na ficção machadiana, bem como edições eletrônicas fidedignas e anotadas em hipertexto de todos os romances e contos do autor. Com Hélio Guimarães criou, em 2008, Machado de Assis em linha: revista eletrônica de estudos machadianos, hoje abrigada na USP.

Foi responsável pelo estabelecimento de texto de quatro livros de contos do autor: Contos fluminensesHistórias sem data e Páginas recolhidas e Relíquias de casa velha, publicados pela Editora Martins. Para a Penguin/Companhia das letras, em colaboração com Marcelo Diego, fez o estabelecimento de texto e as notas de Helena (2018) e de Memorial de Aires (2022).


https://solardorosario.com.br/cursos/curso-especial-ler-machado-de-assis-no-seculo-xxi/

Segunda a sexta: 9h às 20h
Galeria de Arte das 9h às 19h

Sábado: 9h às 13h
Galeria de Arte das 10h às 13h
O Solar do Rosário é um espaço particular de arte e cultura desde 1992. Direção: Regina Casillo e Lucia Casillo Malucelli
Rua Lourenço Pinto, 500, 7° e 8° andar - Curitiba - PR - CEP: 80010-160

+55 (41) 3225-6232 +55 41 98803-4634 +55 41 98803-8089
Solar Do Rosário Cursos Artísticos Ltda - CNPJ: 09.601.045/0001-96
Fale conosco
userclosechevron-downshopping-cartbars linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram