Professora Marta de Senna, uma das maiores autoridades mundiais em Machado de Assis, pela primeira vez aceita ministrar um curso online!
Organização: Liana Leão (Professora titular da UFPR)
Realização: Solar do Rosário
Um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, Machado de Assis é celebrado até hoje por sua genialidade. Por ter escrito há mais de cem anos, alguns leitores sentem dificuldade de iniciar suas leituras machadianas. O curso Ler Machado de Assis no Século XXI, do Solar do Rosário, vem para reacender a apreciação de seus textos e trazê-los para os dias atuais. Foram quatro encontros online (gravações disponíveis à venda), sob os comandados por Marta de Senna, uma das maiores autoridades mundiais em Machado de Assis.
Carioca nascido em 1839, Machado de Assis é considerado por muitos o maior nome da literatura no Brasil. Escreveu desde poemas, contos e crônicas até críticas literárias e romances. Geralmente é associado a movimentos como romantismo e realismo, apesar de não se encaixar completamente em nenhuma escola. Sua voz autoral única o destacou dentro das gerações de escritores, aliando crítica social, ironia, metalinguagem e intertextualidade. Fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Dos textos mais curtos aos longos, passando por “O Alienista” e “Dom Casmurro” entre tantos outros, Machado deixou sua marca na literatura nacional.
A obra machadiana é tão rica e complexa que tem inúmeros pesquisadores dedicados a desvendá-la. Marta de Senna é uma delas. Doutora pelo King’s College da Universidade de Londres, dedica-se há anos a estudar Machado de Assis, destacando as relações da ficção do autor com a tradição literária ocidental. Publicou dois livros sobre o tema: “Olhar Oblíquo do Bruxo” e “Alusão e Zombaria”, além de ter organizado outras publicações celebrando o escritor.
Em destaque nesse curso, está a atemporalidade de Machado. Marta de Senna discute como as obras do autor dialogam com os dias de hoje, explica a relevância do autor e por que ele é considerado um clássico. Traça ainda um paralelo sobre a importância de Shakespeare na ficção de Machado. Além de fazer uma introdução à vida e obra do grande escritor, a professora também se aprofunda em romances selecionados e contos, explicando detalhes que tornam Machado um dos maiores da nossa literatura.
Professora Marta de Senna:
Formou-se em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde fez também o mestrado. É doutora (DPhil) pelo King's College da Universidade de Londres, com tese sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto (1978), publicada em 1980, com o título João Cabral: tempo e memória. Em 1994, realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Oxford, nas áreas de Literatura e Filosofia, especificamente sobre a ficção de Laurence Sterne e sobre a epistemologia de David Hume.
Foi professora de Literatura Comparada na UFRJ e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa. Há anos se dedica aos contos e romances de Machado de Assis, privilegiando as relações entre a ficção do autor e a tradição literária ocidental. Publicou muitos artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, além de dois livros sobre Machado de Assis: O olhar oblíquo do Bruxo (2. ed. rev. e mod. 2008) e Alusão e zombaria (2. ed. rev. e aum. 2008); e organizou outros três: Machado de Assis – cinco contos comentados (2008), Machado de Assis e o outro: diálogos possíveis (2012) e Machado de Assis, permanências (2018), os dois últimos com Hélio de Seixas Guimarães.
Em 2008, disponibilizou o sítio eletrônico www.machadodeassis.net, que mantém e atualiza até hoje. Nele se acham um banco de dados com as citações e alusões histórico-literárias encontradas na ficção machadiana, bem como edições eletrônicas fidedignas e anotadas em hipertexto de todos os romances e contos do autor. Com Hélio Guimarães criou, em 2008, Machado de Assis em linha: revista eletrônica de estudos machadianos, hoje abrigada na USP.
Foi responsável pelo estabelecimento de texto de quatro livros de contos do autor: Contos fluminenses, Histórias sem data e Páginas recolhidas e Relíquias de casa velha, publicados pela Editora Martins. Para a Penguin/Companhia das letras, em colaboração com Marcelo Diego, fez o estabelecimento de texto e as notas de Helena (2018) e de Memorial de Aires (2022).
https://solardorosario.com.br/cursos/curso-especial-ler-machado-de-assis-no-seculo-xxi/