Descrição
Tema do semestre: As Vanguardas Artísticas da Arte Contemporânea (origens)
Ementa:
As origens dos movimentos de vanguarda na Arte Contemporânea; desde o movimento Neo-Dadá nos Estados Unidos até Onde vai você Geração 80 no Brasil.
Os movimentos internacionais e nacionais, seguindo uma ordem cronológica. Quase todos completam, em torno de, 50 anos neste ano de 2025. Pensando também nos artistas de vanguarda que já faleceram: Joseph Beyus, Rebeca Horn, Bill Viola, Daniel Spoerri, J. Borges, Ben Vautier, Frank Stella, Ziraldo e outros.
Programa:
- A Vanguarda Nova-iorquina Neodadá e os Conceitualismos;
- A Arte Conceitual, a ideia atrás da obra:
- O Concretismo e o Neoconcretismo no Brasil;
- Arte Povera e a Vanguarda italiana;
- O neo-expressionismo alemão
- A Transvanguarda Italiana;
- O Nouveau Réalisme francês;
- Arte Cinética, o objeto artístico em movimento, a Optical Art;
- A Pop Art, da Inglaterra aos Estados Unidos;
- Fluxus e a atitude diante do mundo;
- Opinião 65: arte independente, polêmica, inventiva, denunciadora, crítica, social e moral.
- Os movimentos de Arte Corporal, Arte Carnal e Body Art;
- A retomada do realismo na arte contemporânea: o Hiperrealismo;
- O movimento minimalista;
- O Brasil e “Como vai você Geração 80?”.
Com o Professor Fernando A. F. Bini: Artista Plástico formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, é Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e com DEA (Diplôme d’Études Approfondies) em Estética e Tecnologia das Artes pela Universidade de Paris VIII. Professor de História da Arte e Estética da PUCPR. Ex-professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pesquisador, crítico de Arte e Curador. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA). Membro do Conselho Cultural do Museu Oscar Niemeyer. Desde os anos 70 tem se dedicado às pesquisas teóricas sobre arte contemporânea, a crítica de arte e do design, a curadoria e apresentação de exposições, com ênfase na Arte do Paraná.