Descrição
EMENTA
Tema: Processo de criações de ilustrações para livros
Contos: 1. Um senhor muito velho com umas asas enormes (Gabriel Garcia Márquez); 2. Uma vela para Dario (Dalton Trevisan); 3. Bem para baixo (Luci Collin); 4. As Cidades Invisíveis (Italo Calvino).
Habilidades: Utilizar grafite, nanquim e aquarela para fazer ilustrações baseadas em contos. Praticar diversas abordagens gráficas, como: nanquim, grafite, aquarela e desenho digital para criar imagens e composições potentes que dialoguem com as histórias. Como fazer colorização e montagem em programa Photoshop.
Objetivos: 1. Entender o funcionamento de ilustrações que façam parte, contem algo sobre as histórias; 2. Descobrir como o desenho pode auxiliar no entendimento do conto e seus possíveis formatos em tamanhos e abordagens diversos; 3. Entender como a aquarela, o traço em linha com hachuras e o nanquim se comportam na página. 4. Sentir as diferenças entre texturas e granulações de diferentes tipos de papéis; 5. Composição dos elementos na página.
Conteúdo: 1. Apresentação teórica mostrando estilos de ilustrações editoriais já feitas, estilos de diversos ilustradores em livros diferentes; 2. Leitura e interpretação, em conjunto, dos contos com explanação sobre o livro e histórico do autor; 3. Parte prática pintando/desenhando em papel.
Recursos didáticos: 1. Apresentação em tela com exemplos de ilustrações de livros e estilos de diferentes artistas; 2. Papel para aquarela 300g grão fino; 3. Grafite para desenho; 4. Canetas nanquim (várias espessuras e estilos), 5. Pincéis diversos (redondos, chatos, cerdas naturais e artificiais); 6. Aquarela; 7. Marcadores.
Metodologia: 1. Aulas com "inputs" teóricos e práticos com exemplos de traços e estilos de diversos ilustradores do mundo todo; 2. Apresentação de materiais: tipos de pincéis, grafites, papéis, marcadores, tintas em bisnaga e pastilhas, etc.; 3. Contos impressos para serem lidos e servirem como base para a criação das cenas.
Avaliação: Faremos uma exposição de ilustrações na mesa, ao final de cada aula, onde analisaremos os estilos e comentaremos os resultados conseguidos. Detalhes estilísticos, grafismos interessantes, técnicas de traçado & pintura, soluções, etc.
LISTA DE MATERIAIS
Papel:
- Papel Grosso e liso (Satinado), de 180g/m² para cima
- Marcas sugeridas: Canson, Hahnemühle
Acessórios:
- Lápis grafite (HB ou 2B) ou lapiseira 0.9 (grafite 2B)
- Borracha Tombow
- Lápis 8B
- Canetas nanquim descartáveis tamanhos 0.5, 0.8 e ponta chanfrada (Marca sugeridas: Unipin, Staedler)
- Spray d´água pequeno
- Pincel atômico preto
- Nanquim líquido
Pincéis
- Pincéis de ponta redonda (tamanhos 4, 8 e 18) ou pincéis chatos (tamanhos 4, 8 e 18). Marcas sugeridas: Keramik, Rowney, Winsor e Newton
- Pincel liner Keramik tamanho 2/0.
Caneta Posca
- PC -1M, 0.7mm > branca
- PC -1M, 0.7mm > preta
- PC -5M, 1.8 – 2.5mm > preta
Tinta aquarela (bisnaga)
- Marca sugerida: Winsor&Newton linha Cotman
- Sugestão de cores: Amarelo cadmium, azul cobalto, magenta, payne gray, azul ultramarine, vermelho cádmium.
Tinta aquarela (pastilha)
- Marcas sugeridas: Winsor&Newton (linha Cotman) 12 cores ou KOI (Sakura) 12 cores.
Jogos de marcadores
- Vários tons de cinza – do mais claro a um cinza médio
Marcas sugeridas: Prismacolor, CIS, Sinoart.
Caneta Tombow
- Preta de ponta dupla.
(Não obrigatório) * materiais mais caros
Papel importado para aquarela 300g, 100% algodão, tipo grão fino (Cold Pressed) ou satinado (Hot Pressed)
- Marcas sugeridas: Fabriano, Arches, Hahnemühle, Lana, Talens, Saunders.
Caneta-pincel
- Pentel.
Lapiseira
- Staedler Mars micro 0.9 mm.
CURRÍCULO
Fabiano Vianna - Nasceu em Curitiba, Julho de 1975. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela PUCPR em 2001. Escritor, designer e ilustrador. Lançou em 2009 uma revista de literatura pulp chamada “LAMA”. Foi professor no curso “Artes Gráficas”, Centro Europeu. Coautor do livro “Sketchers do Brasil” e integrante do movimento “Urban Sketchers”. Lançou seu primeiro livro de contos “Quem costura quando Mirna costura”, pela editora Arte e Letra em 2021. Professor na matéria “Diário Gráfico: croquis e aquarela”, no curso de pós graduação –Patrimônio e Restauro, UTFPR.