Descrição
A Ilíada é a obra literária mais antiga do ocidente. Ela e a Odisseia são poemas épicos atribuídos, desde a antiguidade, a Homero, um aedo cego que teria vivido entre século VIII e VII a.C. São poemas que exercem, até hoje, grande fascínio em quem os lê, pois mostra a performance de deuses e heróis envolvidos numa grande aventura. O poema nos conta, em seus 24 cantos e 16000 versos, acontecimentos do último ano da famosa Guerra de Troia, causada pelo rapto de Helena, rainha de Esparta e esposa de Menelau, por Páris, príncipe troiano.
Embora seja um poema épico, já existem na Ilíada elementos da Tragédia Ática (século V a.C.), onde percebemos duas possibilidades, profundamente ligadas, para o agir humano: seriam seus heróis livres para fazer o que desejam e, portanto, responsáveis pelas próprias ações? Ou seriam suas ações predeterminadas pelos deuses? Acompanhamos na Ilíada a performance de seres movidos por fortes emoções e desejos: de um lado, deuses imortais, sempre eternos; do outro, heróis valorosos, mas mortais, que buscam intensamente a imortalidade através da glória!
Com Cristina Franciscato, doutora em literatura grega pela USP
Currículo
Cristina Franciscato - Graduação em Jornalismo (ECA-USP), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Literatura Grega Antiga (FFLCH-USP); tradutora da Tragédia Héracles de Eurípides (Palas Athena Editora, 2003) e coautora dos livros: Estudos Sobre o Teatro Antigo (Editora Alameda, 2010) e A Representação dos Deuses e do Sagrado no Teatro Greco-Latino (Humanitas, 2013). Membro Pesquisador do grupo “Estudos sobre Teatro Antigo” (USP/ CNPQ). Membro da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Realiza anualmente viagens culturais à Grécia e a outros destinos que faziam parte da Grécia Antiga. Tem um canal no youtube – https://www.youtube.com/cristinafranciscato – sobre literatura grega.
Programa:
AULA 1 – Origem da Guerra de Troia e Cantos 1, 2 e 3 da Ilíada
Canto 1: peste no acampamento aqueu; desavença entre Aquiles e Agamêmnon.
Canto 2: Sonho enganoso de Agamêmnon; catálogo das naus.
Canto 3: Duelo entre Menelau e Páris; intervenção de Afrodite, que salva Páris.
AULA 2 – Cantos 4, 5 e 6 da Ilíada
Canto 4: Trégua rompida por intervenção divina e recomeço dos combates.
Canto 5: Batalhas onde brilha Diomedes, que fere Enéias, Afrodite e Ares.
Canto 6: Mais combates; Heitor repreende Páris e se despede da esposa e filho.
AULA 3 – Cantos 7, 8 e 9 da Ilíada
Canto 7: Combate entre Heitor e Ájax; assembleia para devolução de Helena; trégua para enterrar os mortos; construção de muralha no acampamento grego.
Canto 8: Zeus proíbe os deuses de intervirem na guerra; Aqueus ficam acuados.
Canto 9: Agamêmnon envia embaixada a Aquiles propondo reconciliação. Aquiles não aceita.
AULA 4 – Cantos 10, 11 e 12 da Ilíada
Canto 10: Espionagem noturna bem-sucedida de Diomedes e Odisseu no campo troiano.
Canto 11: Vários combates; aqueus sofrem; Nestor propõe que Pátroclo use a armadura de Aquiles.
Canto 12: os troianos conseguem ultrapassar as muralhas inimigas e os aqueus se refugiam nas naus.
AULA 5 – Cantos 13, 14 e 15 da Ilíada
Canto 13: Posídon incita os aqueus a lutar; várias batalhas. Ájax desafia Heitor, mas não chegam a combater.
Canto 14: a luta chega às naus aqueias; Hera seduz Zeus para que Posídon possa ajudar os aqueus, que então se recuperam.
Canto 15: Zeus acorda e descobre o dolo de Hera. Manda Posídon se retirar da guerra e Apolo proteger Heitor.
AULA 6 – Cantos 16, 17 e 18 da Ilíada
Canto 16: Aquiles empresta sua armadura para Pátroclo afastar os troianos das naus e eles recuam, mas Heitor mata Pátroclo.
Canto 17: luta pelas armas de Pátroclo, que ficam com Heitor. Os aqueus conseguem proteger o seu cadáver.
Canto 18: Aquiles é avisado da morte do amigo. Tétis vem consolá-lo e pede novas armas para Hefesto. Aquiles surge e recupera-se o cadáver de Pátroclo.
AULA 7 – Cantos 19, 20 e 21 da Ilíada
Canto 19: Aquiles reconcilia-se com Agamêmnon. Aquiles arma-se para o combate e ouve o seu cavalo, Xanto, predizer-lhe a morte próxima.
Canto 20: Aqueus e troianos se preparam para a luta. Zeus permite que os deuses participem. Aquiles mata inúmeros troianos.
Canto 21: O rio Escamandro insurge contra a matança de Aquiles e eles lutam. Deuses lutam entre si.
AULA 8 – Cantos 22, 23 e 24 da Ilíada
Canto 22: Os Troianos refugiam-se na cidade; os Aqueus chegam junto às muralhas; Aquiles mata Heitor e arrasta seu cadáver para o acampamento.
Canto 23: Aquiles sacrifica jovens troianos sobre a pira de Pátroclo. Realiza jogos fúnebres em sua honra.
Canto 24: Príamo vai até Aquiles e resgata o cadáver do filho. Funerais de Heitor.