Descrição
Este curso propõe uma imersão nas grandes exposições londrinas de 2025, dedicadas a ícones do luxo e da cultura visual: Marie Antoinette, Os Eduardianos, Cartier e Cecil Beaton.
A partir dessas mostras, o curso examina as relações entre moda, poder, retrato e memória - traçando uma linha que une o esplendor da corte, a fotografia de celebridades e a persistência do ideal de elegância na modernidade.
Com Liana Leão (UFPR/APL)
Programação:
Aula 1 - Marie Antoinette no V & A : política, mito e moda
Aula 2 - The Edwardians: a época da elegância, na King’s Gallery
Aula 3 - Cartier no V&A
Aula 4 - Cecil Beaton na NPG: moda, celebridade e autoencenação
Com a professora Liana Leão – Graduação em Comunicação Social, com Especialização em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1994). Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2000). Pós-doutoramento pela Universidade de Minas Gerais.








