A mulher na ficção de Machado de Assis: leitora e personagem

A mulher na ficção de Machado de Assis: leitora e personagem

R$400,00

Professora Marta de Senna, uma das  maiores autoridades mundiais em Machado de Assis. Pela primeira vez, aceita ministrar um curso online!!! Não perca!

Com a professora Marta de Senna 

AULAS ONLINE  GRAVADAS

Investimento: R$400,00

Duração: 5 aulas

CONSULTE SECRETARIA DE CURSOS: números 41 98803-8089 /41 98803-4634

Descrição

Professora Marta de Senna, uma das  maiores autoridades mundiais em Machado de Assis.

Organização: Liana Leão (Professora titular da UFPR)

Realização: Solar do Rosário

 

EMENTA: As mulheres da ficção machadiana foram e são objeto de vários trabalhos de crítica literária, mas geralmente o foco das investigações se detém em personagens femininas e, quase sempre, dos romances. No curso ora proposto, pretende-se estender o olhar também aos contos e, além disso, refletir sobre a leitora como personagem e a personagem como leitora na ficção do autor.

 

Cronograma de aulas

Aula 1

  • reflexões preliminares: o leitor burguês (século XVIII); a leitora burguesa (século XIX); rápido sobrevoo sobre a figura da mulher na ficção de Machado de Assis.
  • o o novo público leitor a partir de meados do século XVIII
  • o o mundo de Fielding (1707-1754) e o de Jane Austen (1775-1817)
  • o a leitora: a leitura na solidão da poltrona? No caso de Machado, nem tanto...

Aula 2

O contexto literário em que Machado produz sua ficção e o contexto literário do que se pode supor que Machado lê; anotações sobre leitoras e personagens femininas do conto machadiano na imprensa.

o a leitora “chamada” pelo narrador:

  • Jornal das Famílias: "O que são as moças" (1866): "leitoras" (3)
  • A Estação (1879): "Um para o outro" (1879): a leitora trazida para dentro da história.
  • Gazeta de Notícias: somente em "O cônego ou metafísica do estilo" (1885)

o algumas personagens:

  • Malvina, de "A pianista" (1866; JF): o paradigma romântico
  • Lúcia, de "Quem não quer ser lobo" (1872; JF): a brejeirice esperta
  • Ângela, de "Antes que cases" (1875; JF): a femme fatale
  • Marocas, de "Singular ocorrência" (1883; GN): um ensaio de Conceição?
  • Dona Jucunda, de "Dona Jucunda" (1889; GN): um paralelo com Sofia?

 

Aula 3

o universo dos romances machadianos (1)

o protagonistas e coadjuvantes dos quatro primeiros romances

  • Lívia e Raquel, de Ressurreição
  • Guiomar e Mrs. Oswald, de A mão e a luva
  • Helena, Ângela e a Eugênia, de Helena
  • Iaiá, Valéria, Estela, de Iaiá Garcia

 

Aula 4

O universo do romance machadiano (2)

O protagonistas e coadjuvantes dos romances da maturidade

  • Virgília e D. Plácida, de Memórias póstumas
  • Sofia e Maria Benedita, de Quincas Borba
  • Flora e Dona Cláudia, de Esaú e Jacó

 

Aula 5

Uma seleção pessoal

o dos romances:

  • Capitu e Sancha, de Dom Casmurro
  • Fidélia e Dona Carmo, de Memorial de Aires

o dos contos:

  • Glória, de “Terpsícore” (1886, GN)
  • Conceição, de “Missa do galo” (1894, A Semana/1899, PR)
  • Dona Severina de “Uns braços” (1885, GN/1896, VH)
  • Maria Cora, de “Maria Cora” (AE, 1898/1906, RCV)

Professora Marta de Senna:

Formou-se em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde fez também o mestrado. É doutora (DPhil) pelo King's College da Universidade de Londres, com tese sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto (1978), publicada em 1980, com o título João Cabral: tempo e memória. Em 1994, realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Oxford, nas áreas de Literatura e Filosofia, especificamente sobre a ficção de Laurence Sterne e sobre a epistemologia de David Hume.

Foi professora de Literatura Comparada na UFRJ e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa. Há anos se dedica aos contos e romances de Machado de Assis, privilegiando as relações entre a ficção do autor e a tradição literária ocidental. Publicou muitos artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, além de dois livros sobre Machado de Assis: O olhar oblíquo do Bruxo (2. ed. rev. e mod. 2008) e Alusão e zombaria (2. ed. rev. e aum. 2008); e organizou outros três: Machado de Assis – cinco contos comentados (2008), Machado de Assis e o outro: diálogos possíveis (2012) e Machado de Assis, permanências (2018), os dois últimos com Hélio de Seixas Guimarães.

Em 2008, disponibilizou o sítio eletrônico www.machadodeassis.net, que mantém e atualiza até hoje. Nele se acham um banco de dados com as citações e alusões histórico-literárias encontradas na ficção machadiana, bem como edições eletrônicas fidedignas e anotadas em hipertexto de todos os romances e contos do autor. Com Hélio Guimarães criou, em 2008, Machado de Assis em linha: revista eletrônica de estudos machadianos, hoje abrigada na USP.

Foi responsável pelo estabelecimento de texto de quatro livros de contos do autor: Contos fluminenses, Histórias sem data e Páginas recolhidas e Relíquias de casa velha, publicados pela Editora Martins. Para a Penguin/Companhia das letras, em colaboração com Marcelo Diego, fez o estabelecimento de texto e as notas de Helena (2018) e de Memorial de Aires (2022).

Informação adicional

Categoria Curso

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Duração

Dia da Semana

Segunda a sexta: 9h às 20h
Galeria de Arte das 9h às 19h

Sábado: 9h às 13h
Galeria de Arte das 10h às 13h
O Solar do Rosário é um espaço particular de arte e cultura desde 1992. Direção: Regina Casillo e Lucia Casillo Malucelli
Rua Lourenço Pinto, 500, 7° e 8° andar - Curitiba - PR - CEP: 80010-160

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