Descrição
Ementa:
Na Antiguidade Clássica, o período helenístico cobre o tempo na história após a Grécia Clássica, entre a morte de Alexandre o Grande em 323 a.C e o surgimento do Império Romano, como representado pela Batalha de Actium em 31 a.C. A palavra grega Hellas Ἑλλάς, Hellás) foi gradualmente reconhecida como o nome da Grécia, de onde a palavra helenística foi derivado. "Helenístico" se distingue de "Helênico" porque o último se refere à própria Grécia, enquanto o primeiro abrange todos os territórios antigos sob influência grega, em particular o Oriente após as conquistas de Alexandre, o Grande.
- Etimologia, Fontes, a situação política e histórica do período, Filipe II da Macedônia, Alexandre, o Grande e Guerras de Alexandre, o Grande, o diadochi , as guerras diadochi, História da Macedônia , o Epiro , Os Antigonidas , a Grécia helenística (outras pólis e estados gregos). O Mediterrâneo Ocidental, Oriente-Próximo e o Helenismo, Os Ptolomeus , Império Selêucida, Pérgamo , Bitínia , Galácia , Os nabateus, Armênia , Pártia , Judeia ,Greco-Bactrianos, Reino Indo-Gregos, Ascenção Romana , cultura helenística e a helenização.
Currículo:
Mauricio Fabiano Mazur (natural Curitiba-Paraná) - Professor e pesquisador de História geral. Professor com mais de 28 anos de experiência no ensino da história (Colégio Bom Jesus, Colégio Positivo, Colégio da Polícia Militar e Rede do sagrado Coração de Jesus) e cursos de extensão, Graduado pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em História Moderna e Contemporânea pela UFPR. Pós-graduado em Ensino de História, pelo IBEPEX.
O Solar do Rosário em parceria com os professores e ministrantes dos cursos e oficinas se reserva ao direito de cancelamento do curso se este não atingir o número mínimo de inscritos.