Descrição
EMENTA:
Titus Andronicus (1594), a primeira tragédia de Shakespeare, é de longe seu trabalho mais sangrento. Uma história de vingança e
turbulência política, cheia de brutalidade terrível, com vários assassinatos, estupro, mutilação e sacrifício humano, horrores apresentados com uma pitada de comédia negra.
Grande sucesso de público no tempo de Shakespeare, durante séculos Titus foi descartada como um exemplo de drama sensacionalista popular na década de 1590. Mais recentemente, os críticos reviram posições a respeito de Titus, em grande parte por causa de seus temas que pressagiam as maiores peças de Shakespeare. Como Coriolanus, Titus se volta contra sua Roma natal. Como Macbeth, ele se torna desumanizado. Como Lear, ele se desinveste do poder na primeira cena. E prenunciando Hamlet, Titus parece enlouquecer de tristeza, mas nos deixa inseguros sobre até que ponto sua loucura é genuína.
Neste curso, iremos inicialmente traçar um brevíssimo panorama da Inglaterra elisabetana-jaimesca. Em seguida, faremos uma leitura cerrada da peça, utilizando-nos também do filme Titus, com Anthony Hopkins e na direção de Julie Taymor.
Na segunda parte do curso, faremos uma leitura cerrada de Rei Lear, linha por linha, utilizando-nos também de cenas de importantes produções fílmicas, como o famoso Lear russo, dirigido por Grigori Kozintsev, os filmes protagonizados por Laurence Olivier, Ian Mckellen e Anthony Hopkins.
Material: edição bilingue
Links para os filmes (com e/ ou sem legenda)
Com a professora Liana Leão – Graduação em Comunicação Social, com Especialização em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1994). Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2000). Pós-doutoramento pela Universidade de Minas Gerais.