Descrição
Artista: Rogério Dias e Ruben Esmanhotto
Título: Vaso com flores
Dimensão: 90x60cm
Técnica: Vinil encerado sobre tela
Sobre Rogério Dias:
Impulsionado pela inquietação, Rogério Dias constrói seus pássaros, solitários ou às dezenas, em módulos sequências e os transforma em interlocutores críticos da realidade. Passivos ou agressivos, expressos por formas vigorosas e bem definidas ou em rápidas pinceladas apenas sugerindo as formas, que ainda assim são reconhecíveis, esses pretendem, mais do que tudo, apreender a realidade.
É sob essa perspectiva que se percebe a busca exemplar da similaridade empreendida pelo artista em sua obra. O que ele procura é uma semelhança essencial e não imitativa. E se é verdade que cada nova época os artistas buscam diferentes estratégias para avançar até a realidade, então a similaridade precisa ser sempre reinventada para que se cumpra a função da arte.
As obras do Rogério Dias, em grandes formatos ou em pequenas e intimistas composições, ao mesmo tempo em que encantam também intrigam, colocando desta forma à disposição do observador a possibilidade da experiência estética na sua plenitude.
Maria Cecília Araújo de Noronha, 2000
*Trecho retirado do livro Pintores Contemporâneos do Paraná, Vol 1, editado pelo Solar do Rosário em 2000
Sobre Ruben Esmanhotto:
Típico representante da geração de artistas plásticos paranaenses de 70, em sua obra Ruben Esmanhotto serve-se de dois importantes elementos: a metalinguagem e o acabamento rigoroso. (...)
Sobrepondo realidade e sonho, a pintura de Ruben Esmanhotto passa a ser, ao mesmo tempo, sujeito e objeto. Para tanto serve-se deliberadamente de incongruências que acentuam a metafísica do objeto, o qual passa a exercer sobre nós uma magia estranha. (...)
Um dado nos que nos chama a atenção na obra de Ruben Esmanhotto é que a luz tem em si uma conotação de espaço e tempo e, em muitos casos, passa - por assim dizer - a ser a personagem principal do quadro. Embora sendo uma luz típica do inverno curitibano, da geada que ilumina mas não esquenta, ele a representa como se sua fonte fosse um sol fixo que existe para todas as pessoas, em todas as noites e vigílias.
A obra de Rubem Esmanhotto funciona como uma espécie de espelho mágico, que tanto atua como retrovisor como consegue refletir a essencialidade do nosso drama existencial. Estamos em constante espera da felicidade que sempre se escapa, como se estivesse em um eterno ponto de fuga; porém, há em nós a expectativa que aconteça daqui a pouco.
Adalice Araújo, 2000
Extraído do texto O momento suspenso
*Trecho retirado do livro Pintores Contemporâneos do Paraná, Vol 1, editado pelo Solar do Rosário em 2000