Lançamento do livro e Exposição de fotografias do fotógrafo Italiano Nicodemo Misiti
Durante décadas o fotógrafo italiano Nicodemo Misiti voltou seu olhar e lentes para tradições religiosas e folclóricas do sul do seu país. São manifestações ancestrais surpreendentes e carregadas de energia. O resultado deste trabalho documental de fôlego rendeu um livro e uma exposição, que ganham lançamento em Curitiba. “Luzes & Sombras” é o nome da obra e da mostra, que serão lançadas no dia 11 de novembro (domingo), às 11 horas, no Solar do Rosário, em Curitiba
Misiti é, além de fotógrafo, historiador, professor e etnolinguista. As imagens que registra são fruto de intensa pesquisa das etnias, lendas e tradições da Itália, em especial da região Sul. As festas e eventos retratados resgatam histórias milenares, com raízes desde os antigos gregos antes de Cristo, passando pelos romanos, a Idade Média até a unificação do território.
Este é o livro de estreia do artista. É também a primeira obra exclusivamente de fotografias editado pelo Solar do Rosário, espaço de arte e cultura mantido pela iniciativa privada. Editado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, “Luzes & Sombras” conta com patrocínio das empresas Blount, Roca, Impextraco e Propex. Haverá também uma versão em audio livro destinada a deficientes visuais.
*No dia do lançamento os 100 primeiros livros serão doados gratuitamente a estudantes de artes e professores que comparecerem ao evento.