Descrição
RESUMO:
O curso pretende introduzir os alunos e alunas à linguagem da escultura, exercitar o olhar crítico para apreciação de obras escultóricas e proporcionar-lhes um espaço de experimentação com diferentes técnicas.
DESCRIÇÃO:
As aulas serão práticas e teóricas. Articularemos questões da teoria e da história da escultura ao fazer artístico, tendo como foco a produção individual. Trabalharemos nos dois primeiros módulos com modelagem em argila e criação de moldes em gesso.
PLANO DE AULAS: (modelagem em argila)
Neste bimestre, abordaremos técnicas de modelagem em argila.
Aula 1 – Introdução à linguagem da escultura; proposta do bimestre; lista de materiais. Exercício rápido de desenho de retrato, a partir da imagem de um rosto de ponta cabeça.
Aula 2 – Modelagem em separado de fragmentos do rosto (nariz, boca, orelha, olhos) em argila a partir de sólidos geométricos.
Aula 3 – Continuação.
Aula 4 – Baixo/alto relevo de um rosto em bloco de argila em ponto de couro (entalhe).
Aula 5 – Continuação.
Aula 6 – Modelagem da cabeça do colega, com base na observação direta e em fotografias, especialmente do perfil. A cabeça é modelada sobre uma estrutura interna de arame, apoiada em um cano plástico preso a uma base de mdf.
Aula 7 – Continuação.
Aula 8 – Continuação.
LISTA DE MATERIAIS
(modelagem em argila)
- Lápis grafite (HB ou 2B), borracha macia.
- Folhas sulfite A4 ou um caderno sem linhas (para desenhar, esboçar).
- 10 kg de argila (para a cabeça). Recomenda-se a compra de massas cerâmicas (argilas mais profissionais), vendidas na Casa do Ceramista[1], por exemplo.
- 5 kg para os demais exercícios.
- Panos velhos, esponja, sacos plásticos.
- Estecas (pelo menos uma de madeira e uma com arame).
- Raspador (de metal ou borracha).
- Régua com medidas, compasso (opcional).
- Borrifador de água.
- Palitos, facas, garfos e outras ferramentas interessantes para produção de texturas.
- Lixas (granulação 80, 120 e 180) para acabamento.
- Material para construir a base para modelagem da cabeça: base de mdf com 1,5 cm de espessura e medindo 15 x 15 cm; flange de rosca de pvc ¾ e adaptador curto; cano de pvc de 25 cm de altura; três parafusos de no máximo 1, 2 cm; arame BWG 18).
- Se possível, trazer um alicate para cortar e dobrar o arame.
[1] https://www.casadoceramista.com.br/loja/home
MINI-BIO PROFESSORA:
Luciana Lourenço Paes - Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (2006) e mestrado em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Doutoranda em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas, com bolsa de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris).