Introdução às Literaturas Africanas - Setembro 2021

Introdução às Literaturas Africanas - Setembro 2021

SETEMBRO

  • Breve panorama da África: aspectos físicos, históricos, geopolíticos, sociais e culturais.
  • Noções das filosofias africanas
  • Literatura colonial e a construção de um olhar sobre o outro
  • Formação de consciências nacionais: linguagens da contestação

Mobilização e cultura: Pan-africanismo, Negritude e algumas vozes de resistência

Com a Professora Andréa Cerqueira

AULAS AO VIVO ON-LINE OU GRAVADAS

CONSULTE SECRETARIA DE CURSOS: números 98803-8089 / 98803-4634

Descrição

As leis 10.639/03 e 11.645/08, frutos de muita luta, preconizam a obrigatoriedade do ensino de conteúdos até então menosprezados pelo currículo escolar: História, cultura e literaturas africanas, afro-brasileiras e indígenas. Embora já tenham entrado em vigor há certo tempo, ainda é possível perceber que nem todos os professores têm acesso a esses conteúdos durante seus processos formativos, o que compromete a preparação de seus alunos para grandes exames. Com o objetivo de contribuir para a diminuição de parte desta lacuna, o curso pretende apresentar e discutir alguns elementos introdutórios concernentes à formação e ao desenvolvimento de alguns sistemas literários e, em particular, os de literatura lusófonas.

Compreendendo a representação literária como produção artística que não existe de forma independente de complexas e intrincadas determinações sociais, históricas e geopolíticas, é proposta uma leitura das relações entre texto literário e sociedade que busque explicitar algumas das contradições que o objeto literário pode abarcar de acordo com o contexto em que se constitui e circula.

Entre outras questões, a violência, o racismo e a exploração que caracterizam o colonialismo, por exemplo, servirão, contraditoriamente, de impulso às escritas que se colocam radicalmente a serviço da construção da dignidade, da autonomia e da identidade. Importa ressaltar que, embora tenha sido inicialmente pensado para contribuir com a preparação de vestibulandos, o curso pode contemplar a formação de professores e é também aberto a todos os interessados, uma vez que a África está em tudo.

Com a Professora Andréa Cerqueira, licenciada pela UNIEURO em Letras português e inglês e respectivas literaturas. Pós- graduada (título de especialista) em História, cultura e literatura afro-brasileira e indígena; pós-graduada em História e cultura afro-brasileira; pós-graduada em História da África; pós-graduada em Literatura Contemporânea; pós-graduada em Literatura em língua inglesa; pós-graduada  em História, cultura e Literatura portuguesa e pós-graduada em literatura infanto-juvenil. Possui mais de 1500 h/a em cursos de extensão (com certificação) sobre literaturas africanas,  filosofia africana, racismo e questões contemporâneas. É professora de literatura do Ensino Médio e cursinhos preparatórios há quase 30 anos em colégios de Brasília.

Informação adicional

Categoria Curso

, ,

Dia da Semana

Duração

Período do Dia

O Solar do Rosário é um espaço particular de arte e cultura desde 1992. Direção: Regina Casillo e Lucia Casillo Malucelli
Rua Lourenço Pinto, 500, 7° e 8° andar - Curitiba - PR - CEP: 80010-160

+55 (41) 3225-6232 +55 41 98803-4634 +55 41 98803-8089
Solar Do Rosário Cursos Artísticos Ltda - CNPJ: 09.601.045/0001-96
userclosechevron-downshopping-cartbars linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram