Filosofia espanhola e a compreensão do cotidiano - aulas ao vivo gravadas (cópia)

Cursos Online

Em outubro, trabalharemos a perspectiva filosófica dos intelectuais espanhóis do século XX (como Ortega y Gasset e Julián Marías), que se dedicaram à compreensão da vida humana em seus elementos básicos, determinantes do que é e do que não é humano.

Com o professor Tiago Amorim

AULAS GRAVADAS!
*Gravações de aulas liberadas somente por 2 meses

CONSULTE SECRETARIA DE CURSOS: números 98803-8089 / 98803-4634

R$190,00

EMENTA:

Em outubro, trabalharemos a perspectiva filosófica dos intelectuais espanhóis do século XX (como Ortega y Gasset e Julián Marías), que se dedicaram à compreensão da vida humana em seus elementos básicos, determinantes do que é e do que não é humano. Serão aulas de compreensão geral da proposta desses filósofos, e da importância de pensarmos a vida desde a própria vida.

CRONOGRAMA DAS AULAS:

Primeira aula: A Escola de Madri (qual o contexto histórico do surgimento desse movimento filosófico)
Segunda aula: Ortega y Gasset e a aventura da razão
Terceira aula: Julián Marías e a compreensão da estrutura da vida humana
Quarta aula: A perspectiva espanhola sobre a vida

 

Prof Tiago Amorim: Quem eu sou?

Quando nos perguntam “quem somos” – e se quisermos realmente responder à pergunta – é preciso contar uma história. Pela história pessoal – sucessão de atos, fatos, acontecimentos desejados ou não – é possível transmitir aquilo que permitirá ao outro a compreensão, ainda que inicial, de quem somos: o argumento. É isto que narramos quando queremos convencer alguém a assistir a um filme, ler um romance ou conhecer alguém; tentamos expressar uma “forma” que contenha o sentido daquela obra ou vida e por isto possa ser captada pelo ouvinte.

Se me perguntam quem eu sou, necessariamente começo dizendo que sou professor e, em seguida, conto como isto se deu ao longo da minha vida, desde a minha infância – quando eu ensinava os conteúdos escolares que aprendia aos primos que me visitavam durante as férias. Sempre gostei das escolas que frequentei, da dinâmica em sala, da relação professor – aluno. Por isto, também, fui catequista, professor particular, estagiário de História, coordenador pedagógico, professor de cursos preparatórios, de cursos técnicos, de graduações a distância, de ensino médio.

O Solar do Rosário é um espaço particular de arte e cultura desde 1992. Direção: Regina Casillo e Lucia Casillo Malucelli
Rua Lourenço Pinto, 500, 7° e 8° andar - Curitiba - PR - CEP: 80010-160

+55 (41) 3225-6232 +55 41 98803-4634 +55 41 98803-8089
Solar Do Rosário Cursos Artísticos Ltda - CNPJ: 09.601.045/0001-96
userclosechevron-downshopping-cartbars linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram