Rogério Dias – o artista dos pássaros

18 de junho de 2021

Rogério Dias, um dos mais importantes artistas paranaenses contemporâneos, nasceu em Jacarezinho, no Paraná, quase na mesma época em que nasciam os murais de Eugênio Sigaud na Catedral da cidade.

Da geração pós-guerra, período em que as ideias eram transformadas em atos, palavras e imagens, o artista, revolucionário e irreverente, elegeu os pássaros para dialogar com a realidade.

As experiências acumuladas na juventude, como ator e cenógrafo nos anos 60, designer gráfico nas décadas de 60 e 70, associadas às pesquisas com formas e materiais em escultura, gravuras e objetos, contribuíram para que atingisse a maturidade artística e definitivamente subjugasse a realidade à liberdade de um estilo.

Impulsionado pela inquietação, Rogério Dias constrói seus pássaros, solitários ou às dezenas, em módulos sequenciais e os transforma em interlocutores críticos da realidade. Passivos ou agressivos, expressos por formas vigorosas e bem definidas ou em rápidas pinceladas apenas sugerindo as formas, que ainda assim são reconhecíveis, esses signos pretendem, mais do que tudo, apreender a realidade.

É sob essa perspectiva que se percebe a busca exemplar da similaridade empreendida pelo artista em sua obra. O que ele procura é uma semelhança essencial e não imitativa. E se é verdade que a cada nova época os artistas buscam diferentes estratégias para avançar até a realidade, então a similaridade precisa ser sempre reinventada para que se cumpra a função da arte.

As obras de Rogério Dias, em grandes formatos ou em pequenas e intimistas composições, ao mesmo tempo em que encantam também intrigam, colocando desta forma à disposição do observador a possibilidade da experiência estética na sua plenitude.

Maria Cecilia Araújo de Noronha, historiadora e crítica de arte

Texto retirado do livro “Pintores Contemporâneos do Paraná, volume 1”,  editora Solar do Rosário, Curitiba, PR, 2001.

Segunda a sexta: 9h às 20h
Galeria de Arte das 9h às 19h

Sábado: 9h às 13h
Galeria de Arte das 10h às 13h
O Solar do Rosário é um espaço particular de arte e cultura desde 1992. Direção: Regina Casillo e Lucia Casillo Malucelli
Rua Lourenço Pinto, 500, 7° e 8° andar - Curitiba - PR - CEP: 80010-160

+55 (41) 3225-6232 +55 41 98803-4634 +55 41 98803-8089
Solar Do Rosário Cursos Artísticos Ltda - CNPJ: 09.601.045/0001-96
Fale conosco
userclosechevron-downshopping-cartbars linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram