2018 - ARTES E PATRIMÔNIO - ÔNIBUS DA CULTURA

19 de outubro de 2018

O projeto Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura ganhou as ruas de Curitiba a partir de 16 de junho de 2018, levando arte e informação de forma gratuita para todos os cantos da cidade. Realizado pelo Solar do Rosário, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio Master do Grupo J. Malucelli, conta com dois ônibus que foram reformados para se transformarem em unidades culturais itinerantes.
O Ônibus Museu é um museu sobre rodas com painéis, fotografias, réplicas de obras de arte, tablets e televisões com conteúdo de museus curitibanos e também de todo o mundo, para ensinar e realizar oficinas artísticas. Já o Ônibus Palco é um palco equipado para apresentações de música, teatro, dança e circo, com estrutura de som e luz completos.
Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura para toda a população, os ônibus vão fazer paradas em escolas públicas municipais, CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), escolas de educação especial, parques, praças e Ruas da Cidadania. Percorrerão todos os bairros, contribuindo também para a formação de plateia e o sentimento de fazer parte da cidade. Crianças, em idade que despertam para a sensibilização cultural, e adultos de todas as faixas etárias serão atendidos.
De acordo com a coordenadora do projeto e Diretora do Solar do Rosário, Lucia Casillo Malucelli, o projeto prevê dois anos de duração. O ônibus palco terá mais de 380 apresentações teatrais em locais públicos nos finais de semana, espetáculos teatrais em escolas e eventos comunitários durante a semana, concertos musicais didáticos, contações de histórias e shows de danças e grupos folclóricos. Já o ônibus Museu deve levar cultura a 48 mil crianças das escolas publicas municipais.
Os dois veículos têm em comum a acessibilidade, com elevadores para cadeirantes. Além disso, cadeiras projetadas para idosos e pessoas com dificuldades motoras vão ser colocadas nas plateias. Material em braile, legendas e peças que podem ser tocadas serão a porta de entrada para atender ao publico com necessidades especiais.
A Prefeitura Municipal de Curitiba é uma das apoiadoras do projeto. Por meio de um convênio com a Fundação Cultural de Curitiba, cedeu os dois ônibus em comodato durante a realização do projeto. A PUC também é parceira: professores e alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais criou a programação da parte interativa do Ônibus Museu.

Projeto realizado a partir da Lei de Incetivo à Cultura - Lei Rouanet

Patrocínio: Blount, Fertipar, Grega Asfaltos, Instituto Joel Malucelli
Apoio: Serra Verde Express, Doca Cultural, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba
Realização: Solar do Rosário, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Redes sociais:

Site - https://www.onibusdacultura.com.br/

Facebook - https://www.facebook.com/onibusdacultura/

Instagram - https://www.instagram.com/onibusdacultura/

Segunda a sexta: 9h às 20h
Galeria de Arte das 9h às 19h

Sábado: 9h às 13h
Galeria de Arte das 10h às 13h
O Solar do Rosário é um espaço particular de arte e cultura desde 1992. Direção: Regina Casillo e Lucia Casillo Malucelli
Rua Lourenço Pinto, 500, 7° e 8° andar - Curitiba - PR - CEP: 80010-160

+55 (41) 3225-6232 +55 41 98803-4634 +55 41 98803-8089
Solar Do Rosário Cursos Artísticos Ltda - CNPJ: 09.601.045/0001-96
Fale conosco
userclosechevron-downshopping-cartbars linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram