banner-colocar

QUEM SOMOS

Inaugurado em 1992, o Solar do Rosário espaço particular de arte e cultura em Curitiba tem por objetivo regimental a promoção da cidadania através da difusão da arte e da cultura no Estado do Paraná. Fundado pela advogada Regina de Barros Correia Casillo, hoje é dirigido por sua fundadora e por Lucia Casillo Malucelli, jornalista e produtora cultural. Localizado no centro histórico de Curitiba, o espaço abriga Café e livraria, galeria de arte, restaurante, casa de chá e jardim de esculturas. Conta com extensa grade de cursos,oficinas e ateliês, além de ser palco de palestras, lançamentos de livros e eventos culturais. Trabalha ainda com desenvolvimento e produção de projetos culturais através das leis de incentivo.

A casa onde está o Solar do Rosário foi construída no final do século XIX e é um imóvel catalogado como bem de preservação histórica da cidade.

O QUE FAZEMOS

Além da Galeria de Arte, Cursos e Oficinas:

O SOLAR DO ROSÁRIO – HISTÓRIA

O SOLAR DO ROSÁRIO é um casarão centenário localizado no Centro Histórico de Curitiba. Entre a Igreja da Ordem de São Francisco de Assis e das Chagas e a Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito destaca-se como uma das mais bonitas mansões do conjunto das antigas construções da cidade.

Situada no coração do Centro Histórico tem ilustre vizinhança:: a Sociedade Garibaldi que congrega a “bouna gente italiana”, uma das sedes da Fundação Cultural de Curitiba , o sóbrio solar do austríaco Wolff, Memorial de Curitiba, Casa Romário Martins de tradição lusitana, todos armazéns da memória curitibana.  O SOLAR DO ROSÁRIO , cartão postal da cidade, é uma casa assobradada de arquitetura eclética porque, como em todas as casas senhoriais do fim do século XIX, havia uma mistura de estilos: colonial português, francês, alemão, acrescido de características neoclássicas como o frontão com suas volutas curvas, janelas e sacadas. Síntese de estilos que retrata o espírito da terra paranaense: acolhedora de todas as etnias, terra de todas as gentes.

Assim, o solar avoengo, testemunha das histórias e novelas curytibanas, nos fins de noite frios e sombrios (que não são poucos) de inverno da cidade assemelha-se a cenário de filme baseado na obra de Trevisan ou Leminski … Já nas manhãs ensolaradas de domingo as velhas pedras do Largo da Ordem seguem alegremente em direção à Praça Garibaldi passeando pela Feira de Artesanato mais famosa da cidade. É ponto de encontro obrigatório de curitibanos e forasteiros. Muda o cenário. O SOLAR DO ROSÁRIO se transforma num feérico poema de Helena Kolody. Todos se encontram no SOLAR DO ROSÁRIO espaço de arte e cultura. Todos se confraternizam.

O Solar do Rosário de propriedade de Regina e João Casillo é uma iniciativa privada em forma associativa que abriga um espaço particular vivo e atuante de arte e cultura. Inaugurado em maio de 1992, é um complexo cultural que possui Galeria de Arte, Café e Livraria, Cursos, Oficinas, Ateliers, Restaurante, Casa de Chá e Jardim de Esculturas. Abre suas portas todos os dias e também aos sábados e domingos. Promove viagens culturais, cede seus espaços para lançamento de livros e eventos de arte, música, teatro, performances e arte educação.

O SOLAR DO ROSÁRIO – ARQUITETURA

O SOLAR DO ROSÁRIO, cartão postal da cidade, é uma casa assobradada de arquitetura eclética porque, como em todas as casas senhoriais do fim do século XIX, havia uma mistura de estilos: colonial português, francês, alemão, acrescido de características neoclássicas como o frontão com suas volutas curvas, janelas e sacadas. Síntese de estilos que retrata o espírito da terra paranaense: acolhedora de todas as etnias, terra de todas as gentes.

ONDE ESTAMOS